Blog

14 / 02 / 2019

Como você prefere seus ovos?

Se você conhecer alguém novo, como se apresenta?

Alguém que você nunca viu na vida, com quem nunca conversou.

Provavelmente, você dirá seu nome, sua profissão. Quem sabe diga sua idade, o bairro onde mora. Tudo muito vago e impessoal. Quase que informações de cadastro médico.

Essa pessoa é você? Essas informações ‘frias’ são aquilo que você determina quem você é?

 O que te define? Sua profissão, seu estado civil, o fato de ter ou não filhos?

Quem é você? Pense, reflita...você consegue responder com sinceridade a essa simples pergunta?

Parece algo bem óbvio. Mas preste atenção no seu comportamento, seu modo de vestir, como e do que se alimenta.

Como você se sente em relação às suas roupas? Você usa o que gosta ou só veste porque todo mundo usa? O seu cabelo está de determinada maneira por que você se sente bonita assim ou por que alguém lhe disse que ficaria bem desta forma? Sua profissão foi uma escolha sua ou pressão familiar?

Você se conhece realmente? Você sabe quem é você?

No filme Noiva em Fuga (Runaway Bride-1999) (spoliers!), Ike Graham (personagem de Richard Gere), é um repórter que está escrevendo uma matéria sobre Maggie Carpenter (Julia Roberts), uma jovem que fugiu de três casamentos, no momento da cerimônia. Ike acompanha a rotina de Maggie por alguns dias, justamente poucas semanas de sua quarta tentativa de casar-se.

No decorrer de suas investigações, Ike percebe que os comportamentos e opiniões de Maggie se modificaram, de acordo com o noivo à época: com o noivo hippie ela usava roupas estilo boho e gostava de café da manhã com ovos mexidos. Com o noivo maratonista, ela se dizia amante dos esportes e preferia omelete de claras.

Maggie não percebe que deixa de lado seus anseios, sonhos e desejos, em prol dos relacionamentos. Ou seja, ela se torna alguém que não é, para se moldar às vontades do outro.

É claro que relacionamentos requerem ajustes, de ambos lados. Um casal é composto por pessoas diferentes, com famílias, culturas e histórias diferentes. Nada mais normal que ajam adaptações, que cada um ceda um pouco em suas vontades. Há que se haver equilíbrio e bom senso, respeitando a sua individualidade e do outro.

Maggie só se dá conta de que não se conhece quando Ike questiona sua preferência pelo modo de preparo dos ovos para o café da manhã. Ela não sabe responder, pois nunca havia se perguntado a própria opinião. Quem não sabe o que quer, acaba aceitando a palavra do outro como sua verdade.

E você, como prefere seus ovos?


Em tempo...prefiro cozidos por 5 minutos!!