Blog

06 / 03 / 2019

O arrumador de ossos

Provavelmente os leitores mais jovens estranhem o título desse post.

É possível que não conheçam ou que nunca tenham ouvido falar da profissão de 'arrumador de ossos'.

Trata-se de uma prática muito antiga, comum em cidades pequenas, cujos centros médicos são distantes ou inexistentes.

Os arrumadores de ossos eram (são) pessoas leigas, que possuíam conhecimento prático e do senso comum, sobre como cuidar de machucaduras, lesões, membros quebrados e nervos torcidos.

Um misto de ortopedista, fisioterapeuta e  massagista, essa figura, sempre conhecida e geralmente bem quista na sociedade, se ocupava em remediar as dores físicas dos sujeitos.

Há que se ressaltar que, se tratando de um conhecimento essencialmente prático, algumas vezes as manobras dos arrumadores de ossos poderiam até piorar a lesão do 'paciente', se este precisasse de um tratamento complexo.

Sua clientela bombava nos domingos à tardinha, quando os jovens da comunidade saiam do campo de futebol de várzea, direto para a massagem com álcool e mastruz. 

Alguns arrumadores de ossos também atrelavam  seu conhecimento e sua prática à dons divinos, chegando a não cobrar um valor fixo pelo serviço,

mas sim o valor que o cliente se dispunha ou tinha condições de pagar por seus serviços.

Com o avanço das ciências, especialmente dos saberes médicos, figuras como do arrumador de ossos se tornam cada vez mais raras.

Compreende-se que aquele saberes dispostos por eles vão sendo substituídos por opções de tratamento mais seguras. Os saberes do senso vão sendo comprovados ou refutados por métodos científicos sistemáticos, replicáveis e refutáveis.

O mesmo caminho percorreu a Psicologia, até tornar-se ciência.

Diferencia-se das demais por suas peculiaridades e especialidades.

Por isso as Práticas da Psicologia, tais como, Psicoterapia e Avaliação Psicológica, são exclusivas do profissional Psicólogo.

Reflita sobre isso ao procurar um profissional para auxiliar em suas questões pessoais,  sejam doenças mentais, questões emocionais, de carreira, de família.

Procure um profissional habilitado para lhe atender, procure um Psicólogo.

Assim como,  se você quebrar uma perna, irá procurar um ortopedista. Ou você procuraria um arrumador de ossos?